sábado, 21 de março de 2015

6 Documentários Sobre Democracia, Linguagem e Cultura.



Cultura em Declínio é uma séria em seis episódios que discute o mundo atual e como nossas práticas econômicas e costumes como espécie são insustentáveis. Com trinta minutos cada, os episódios exploram incoerências cotidianas do mundo contemporâneo; como o consumismo, nosso sistema ineficiente de governo, a manipulação da mídia e como estamos destruindo uns aos outros e levando o planeta conosco.

Todos os episódios estão no Youtube (legendados), e também no site oficial.


"As coisas devem ser difíceis para eles... que acataram a autoridade
como se fosse a verdade, ao invés da verdade como a autoridade."
Do o mesmo autor de Cultura em Declínio, os três documentários da séria Zeitgeist podem ser encarados como a versão longa, mais detalhada e menos sarcástica do outro documentário. Além de questões econômicas e políticas, tenta explicar alguns dos mitos religiosos que influenciam a cultura ocidental. E esboça explicações chocantes para acontecimentos como a crise econômica mundial, o ataque às Torres Gêmeas, a invasão ao Afeganistão e Iraque.

Disponível no site oficial.



A Ascensão do Dinheiro é um livro escrito Niall Fergusson, professor de História em Harvard. Esse também é o nome do documentário feito numa parceria entre a BBC e a PBS — e apresentado pelo próprio autor do livro  que conta a história da invenção do dinheiro, de sua trajetória até se tornar a forma padrão de se fazer trocas de produtos, e da invenção do débito, dos juros e das taxas de cambio. Passando pelo estouro da bolha no mercado imobiliário americano que afetou todo o mundo, além de falar sobre como bancos tem o poder para inventam dinheiro, e que até o dinheiro em si só tem valor devido a um acordo coletivo sobre ele.

Disponível no Youtube (legendado).



Everything is a Remix questiona o que entendemos como "originalidade", e mostra como o que conhecemos como original é composto em grande parte (se não em sua totalidade) por partes recombinadas de coisas que já existiam. O documentário mostra que isso ocorre na Música, Cinema, Literatura, Tecnologia, Jogos, Quadrinhos e etc. Em suma, em todas as áreas.

Disponível no site oficial (em inglês), e no Youtube (legendado).



Market Maketh Man fala sobre a sobre os vários formatos de sistemas de Democracia que já tivemos e sobre os pontos positivos e negativos deles, e como podemos transcender o modelo democrático atual e criar uma sociedade menos desigual. O documentário é bem curto (pouco mais de 10 minutos), mas funciona como uma introdução para esse tema imenso e tão importante para quem se preocupa com os rumos do nosso sistema de governo.

Disponível no Vimeo (em inglês).


Unspeak, uma série que examina como a linguagem
pode ser usada para infiltrar persuasão na descrição.
Unspeak, baseado no livro homônimo de Steven Poole, trata dos discursos e ideologias ocultas por detrás de palavras escolhidas com a intenção de desinformar. Como dito na primeiro capítulo "Unspeak é um nome para algo, mas não é um nome neutro. É a linguagem tentando passar um ponto de vista específico, e silenciar qualquer opinião diferente." e, ainda do primeiro episódio "George Orwell pensava que, nas mãos certas, a linguagem poderia ser tão clara e transparente quanto os vidros de uma janela. Mas ela não pode. Cada palavra é uma escolha retórica, e vem emaranhada em uma rede associações e ideias."

Disponível no site oficial (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário